sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Racismo na Vogue Itália?

Slave earrings - Vogue Itália (Reprodução


Vogue Itália publicou um editorial de moda em seu site que causou bastante alvoroço e ganhou repercussão nas redes sociais por conter alegadas alusões racistas.  Com o título “Slave Earrings” (Brincos de escrava) apresentada em sua seção Trend, o artigo, a respeito de brincos de argola, foram descritos como uma influência do vestuário das mulheres africanas levadas a força para o sul dos EUA durante o período escravista.

“Jóias sempre flertaram com formas circulares, especialmente para a fabricação de brincos. Os modelos mais clássicos são o modelo escravo e o crioulo feitos em aros de ouro. Se o nome traz à mente as tradições decorativas das mulheres de cor que foram trazidos para o sul Estados Unidos durante o tráfico de escravos, a última interpretação é pura liberdade. Pedras coloridas, pingentes simbólica e múltiplas esferas. E a evolução continua”, disse a publicação.

O site da revista foi bombardeado com comentários de leitores enfurecidos que protestavam contra o suposto racismo e contra a “glamurização da escravidão”. O resultado disso tudo foi que a revista precisou mudar o título do texto para “Ethnic Earrings” (brincos étnicos).

A editora-chefe da Vogue Italia, Franca Sozzani, tentou amenizar a situação colocando a culpa em uma tradução ruim: 


“Pedimos desculpas pela inconveniência. Foi uma questão de uma tradução muito ruim do italiano para o inglês”.

Como o assunto continuou a ser debatido mesmo depois da declaração da editora chefe, a Vogue se viu obrigada a se desculpar oficialmente para tentar conter os danos:

"Nós decidimos remover o artigo do site para provar a nossa boa fé e para mostrar que não foi nossa intenção insultar ninguém".

1 comentários:

Bruna FBI/CPM disse...

Nossa em primeiro lugar quero parabeniza-lo por seu blog bem atualizado e descolado!!E Esse lance de racismo pow galera muda a página porque isso é retro demais !!Viva a Diversidade

Postar um comentário